Primeira Consulta


Todo o material utilizado durante o tratamento ortodôntico é de alta qualidade e segue as normas rígidas de controle de grandes instituições mundiais.

Primeira Consulta

As instalações do consultório foram projetadas para proporcionar conforto e eficiência durante o tratamento dos pacientes. O consultório dispõe de 2 salas clínicas com equipamentos completos, uma confortável sala de espera, um escritório e um laboratório, reunindo tecnologia, assepsia, instrumentais e materiais descartáveis de alto padrão e qualidade. Há uma preocupação grande com o bem estar dos pacientes, sendo sempre observada a pontualidade.

Para melhor poder ilustrar as alternativas de tratamento de cada caso, são utilizados diferentes recursos, como o computador, as radiografias, a fotografia digital e os modelos de estudo. Durante o tratamento, esses recursos são de grande importância para verificar se o planejamento está sendo rigorosamente seguido e se outras medidas devem ser tomadas.

Todo o material utilizado durante o tratamento ortodôntico é de alta qualidade e segue as normas rígidas de controle de grandes instituições mundiais. Os equipamentos do consultório também são revisados com periodicidade regular de forma a manter o ritmo de atendimentos inalterado, evitando assim atrasos e remarcações de consulta.

A Consulta

Na primeira visita ao consultório será avaliada a real necessidade de tratamento, chegando a uma das três conclusões abaixo:

Existe a necessidade de tratamento imediato.

Não existe necessidade de tratamento.

Existe a necessidade de tratamento, entretanto deve-se aguardar até que ocorra o crescimento esperado, que os dentes permanentes erupcionem ou outros fatores sejam corrigidos.

Alguns pacientes necessitam de um tratamento multidisciplinar antes ou durante o tratamento ortodôntico. Problemas que necessitem de um parecer do fonoaudiólogo também são identificados na primeira consulta. Necessidade de tratamentos odontológicos, como restaurações, periodontia e tratamento de canal também são diagnosticados na primeira visita.

Após a avaliação inicial, poderá ser determinado um plano de tratamento preliminar, que será então discutido com o paciente ou com o seu responsável. Entretanto, o plano de tratamento somente será confirmado pela documentação ortodôntica completa.

Documentação

A documentação ortodôntica consiste em radiografias, fotografias e modelos de estudo feitos de gesso. A documentação ortodôntica existe tanto para documentar a situação do paciente antes do tratamento como também para auxiliar o ortodontista na escolha do melhor tratamento.

Como o tratamento ortodôntico causa muitas mudanças, a documentação serve também como um guia para que o ortodontista e o paciente acompanhem com maior precisão os progressos do tratamento.

As radiografias comumente solicitadas são as dos dentes individualmente, as da face (panorâmica) e laterais (cefalométrica). A radiografia lateral ou cefalométrica oferece, por exemplo, informações sobre o tipo facial, padrão de crescimento, obstruções respiratórias e posição dos dentes.

As radiografias individuais auxiliam no diagnóstico de cáries e problemas dos ossos adjacentes aos dentes. A radiografia panorâmica oferece uma visão geral do complexo facial, incluindo ossos e dentes.

Os modelos de estudo são necessários para determinar a quantidade de espaço que falta ou que está sobrando nas arcadas dentárias do paciente. Também são muito úteis para determinar as assimetrias que devem ser corrigidas e para identificar as deformações dentárias individuais que podem comprometer a boa finalização do caso.

A documentação ortodôntica é pedida novamente ao final do tratamento e comparada com a documentação inicial. É nesta fase que serão analisados os resultados e avaliado se os objetivos almejados foram atingidos.